Manaus - Um surto de diarreia aguda atingiu, neste fim de semana, duas comunidades do município de Nova Olinda do Norte (a 200 quilômetros de Manaus). No sábado, quando teve início o ocorrido, o governador Omar Aziz e o vice José Melo foram informados sobre a situação e acionaram o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, que se encontrava em Tabatinga (a 1.150 quilômeros da capital) a trabalho para que adotasse as providências imediatas para assistir aos atingidos.
Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da subsecretaria do interior da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) foi deslocada até o local, em uma aeronave tipo anfíbio, para o atendimento médico, pousando diretamente nas comunidades em Nova Olinda, levando também medicamentos e materiais para exames laboratoriais.
A secretária-adjunta do interior da Susam, Adriana Moreira, e o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, integraram a equipe que foi até o município. O surto atingiu 88 pessoas, a maioria crianças, de uma média de 30 famílias, das comunidades Santa Luzia e Boa Esperança, que são contíguas e localizadas na zona rural de Nova Olinda do Norte, a 45 minutos de voadeira da sede municipal.
O local enfrenta problemas de alagação por causa da cheia do rio, o que levanta a suspeita de que o surto tenha ocorrido por ingestão de água contaminada. “Pode ser isso ou questão de higiene pessoal e de manuseio dos alimentos. Com a cheia, a água do rio mistura-se com dejetos. De qualquer forma, coletamos material, que será submetido à análise laboratorial e, somente após o resultado, teremos a causa exata do surto”, afirmou Bernardino Albuquerque.
O atendimento nas duas comunidades, de acordo com o diretor-presidente da FVS, foi reforçado pela prefeitura do município, que também enviou profissionais até o local. A Susam, além de outros medicamentos, também distribuiu hipoclorito, para ser adicionado à água consumida pelos moradores e que eliminará a contaminação. Ao mesmo tempo, o órgão colocou o Hospital de Nova Olinda em alerta para o atendimento de pacientes que precisarem de remoção.
0 comentários:
Postar um comentário